PALESTRANTE 1

Mario Fraga autor da Obra In Vitro – Rio e SP, instalação de pintura no interior de vidros/Arte Pública. Além de artista, Mario Fraga é arquiteto pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UFRJ (1971) e Pós-graduado em Planejamento Urbano - Ministère des Affaires Étrangères. Paris. Estudou Cinema na École Louis Lummière. Paris. França (1977 , cursou Didática aplicada ao ensino superior. NUTES / CLATES – UFRJ.

Mario Fraga falará sobre o seu processo criativo e sua interação com a arquitetura possibilitando novas abordagens e aplicações ao unificar arte e tecnologia. Suas experiências na pesquisa da pintura sobre vidros laminados, suas influências e o aprofundamento dessa interação com diversos segmentos da sociedade e as relações da arte, indústria e arquitetura.

PALESTRAS

Como parte do projeto “In Vitro Rio – Mario Fraga”, serão realizadas 2 palestras para estudantes e professores de instituições públicas e privadas de ensino.

Temas abordados: Arte Pública e Liberdade Criativa.

As palestras serão realizadas nos auditórios das dependências do Jardim Botânico do Rio de Janeiro que conta com amplos espaços destinados à estas atividades. Estas ações serão em parceria com a instituição que já conta com reconhecido programa educativo. Sendo que 50% (cinquenta) das vagas serão destinadas para instituições públicas e 50% para instituições privadas.

As palestras têm o propósito de discutir o processo criativo do artista, através dos registros e relatos de cada fase do projeto, bem como debater a arte em espaço público e conscientizar para a importância da arte e cultura.

A coordenação do projeto convidará alunos e professores através de e-marketing direcionado à quatro instituições, sendo duas públicas: Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) e UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro e duas privadas: Universidade Santa Úrsula e PUC RJ, Cada instituição poderá cadastrar até 250 (duzentos e cinquenta) participantes.

As palestras contarão com áudio descrição para atender às pessoas com deficiência visual e libras, para atendimento às pessoas com deficiência auditiva. As palestras serão registradas por meio videográfico e serão disponibilizadas gratuitamente, em sua íntegra, nesse site.

As inscrições são gratuitas - Aguarde informações sobre as datas

PALESTRANTE  2

Vitor Garcez, Artista visual, arquiteto, pesquisador e professor. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ (2015), arquiteto e urbanista pela PUC-Rio (2010). Professor de Plástica no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula e professor colaborador na PUC-Rio. É sócio-diretor do estúdio de arquitetura Oco (www.oco.arq.br). Editor-fundador da revista de arquitetura Noz (2007-2010) (https://issuu.com/revistanoz).

Vitor Garcez falará sobre a adoção do espaço da vida cotidiana do cidadão revelando a vontade de reaproximação entre o sujeito e o mundo, a sua inserção na cidade (lugar-realidade) e a sua relação direta e imediata com os transeuntes (sujeito). A obra, seu valor estético e também sua condição de acontecimento onde a participação das pessoas é fundamental. Seu objetivo é propor uma reflexão sobre a interatividade da obra de arte com a realidade da cidade e seus fluxos , como lugar da vida cotidiana, do coletivo, de ações, dos acontecimentos e temporalidades.

Logo Invitro Rio.png